Quem Foi Mahatma Gandhi? Batizado Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu em Porbandar  no dia 02 de Outubro de 1869 e faleceu em Nova D...

Mahatma Ghandi

Quem Foi Mahatma Gandhi?

Batizado Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu em Porbandar no dia 02 de Outubro de 1869 e faleceu em Nova Déli em 30 de Janeiro de 1948, aos 78 anos de idade.

Mais conhecido como Mahatma Gandhi ("A grande alma Gandhi"), era pacifista e defensor do Satyagraha, o princípio da não agressão, como instrumento da revolução, tendo com tradução também "O caminho da verdade" ou "A busca de verdade".

Mahatma Gandhi inspirou vários ativistas democráticos como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.

Gandhi e Kasturba
Era filho do primeiro ministro com uma devota vaisnava, como era costume, casou-se aos 13 anos com Kasturba Gandhi, de 14 anos. O casamento foi arranjado pelas duas famílias.

Na adolescência foi estudar direito em Londres, na University College, tendo como condição imposta por sua mãe que evitasse carne, vinho e mulheres.

Se tornou vegetariano e criou um clube onde os frequentadores eram pessoas de interesses altruísticos e Teósofos.

Em 1891 Mahatma Gandhi volta para Índia, descobrindo que sua mãe havia falecido, viajando para África do Sul representando uma firma de advocacia, onde despertou sua consciência social em meio a tanto preconceito racial e desigualdade social.

Ganhou notoriedade quando venceu um caso difícil, e teve a primeira revelação do que seria seu futuro "eu aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir partes separadas", disse Gandhi.

Fundou na África do Sul em 1894 o Congresso Hindu, que defendia o direito de voto dos Hindus.

Gandhi no escritório
Em 1897 vai à Índia buscar sua família, mas o governo local o impedira de entrar novamente no país, sendo espancado e tendo de se disfarçar para fugir. Se recusou a processar os agressores.

Durante a Segunda Guerra dos Bôeres, Gandhi liderou um destacamento indiano de vinte voluntários para tratar dos feridos. Durante a guerra, mais uma vez, Gandhi reafirmou seus princípios do pacifismo, e esta seria a única forma de resistirem à guerra.

O Satyagraha de Gandhi



Gandhi de Satyagrahi
Em 1906 durante um ato de desobediência civil contra imposições do governo africano, Gandhi e a comunidade hindu em Joanesburgo se recusam à submissão às injustiças do governo, entretanto sem violência, resistindo em nome de Deus.

No ano seguinte através de um decreto chamado "Ato de Inscrição Asiático", Gandhi e vários outros hindus foram presos, sua pena foi de 2 meses de reclusão, que seriam os primeiros, dos quase 6 anos de prisão, de sua vida.

Em 1913 liderou uma marcha com mais de 2 mil pessoas contra o "Ato da Imigração". Foi preso e solto várias vezes, sendo condenado a 3 meses de trabalhos forçados.

Depois de solto Gandhi se recusou a participar de marchas de retaliação à sua prisão, "O perdão é ornamento do valente.", disse ele.

Índia, o retorno

De volta à terra natal em 1915, Gandhi começa a luta pela independência indiana que, segundo ele, só seria alcançada através do uso da não violência, através da desobediência civil.

Recebeu uma doação de dinheiro suficiente para 1 ano, quando decidiu ajudar crianças carentes e necessitados.

Em 1917 iniciou campanhas para melhores condições de trabalho para os hindus, entretanto, sendo mal interpretado pelas massas, gerando violência por todo país, "Cometi um erro de cálculo", disse Gandhi quando cancelou os movimentos.

Em meados de 1920, Gandhi escreve sua auto-biografia, contando suas experiências, seus erros e como foi seu esforço de superá-los.

A marcha do Sal

Mais impostos

Em 1928 o governo Britânico (a Índia era uma colônia) aumenta mais uma vez os impostos, dessa vez em 22%. Gandhi anuncia outra campanha Satyagraha e não violenta contra este aumento.

Depois de alguns meses os aumentos foram cancelados, hindus que se recusaram a pagar foram soltos e terras confiscadas foram devolvidas. O hindus voltaram a pagar seus impostos.

A "Marcha do Sal"

Em 1930 as "Leis do Sal" proibiam os hindus de produzirem seu próprio sal, gerando monopólio para o governo e afetando e renda das classes mais baixas. Gandhi informou ao vice-rei que a desobediência civil em massa começaria no dia 11 de março.

"Minha ambição é nada menos que converter as pessoas britânicas à não violência, e, assim, lhes fazer ver o mal que fizeram para a Índia. Eu não busco prejudicar as pessoas."
Iniciou-se, então, uma marcha de 200km em direção a mar, que duraria 25 dias.

Gandhi e outros hindus coletaram água salgada em panelas e deixaram secar ao sol. Em Bombaim as pessoas colocaram panelas no telhado do congresso.

Em alguns pontos eram tantas pessoas que a polícia não conseguia se aproximar para efetuar prisões. Mais de 60 mil foram presos e as cadeias estavam lotadas, entretanto, nenhuma violência foi reportada, pois o povo não queria que Gandhi cancelasse a manifestação.

Gandhi foi preso, mas a marcha pacífica continuou com mais de 2500 pessoas, onde foram detidos por 400 policiais embaixo do arco-shod lathis, não ofereceram qualquer resistência à prisão.

Depois de um acordo entre Gandhi e o vice-rei a desobediência civil foi cancelada, os presos foram soltos e a fabricação de sal foi permitida na costa.

Jejuns


Enquanto estava preso, em 1932, Gandhi fez um jejum em defesa da igualdade política dos Harijans. Ele estava determinado a morrer pela causa mas o assunto foi resolvido e, pela primeira vez, os templos hindus foram abertos, até os templos dos "intocáveis".

No ano seguinte o jejum foi de 21 dias para purificação e, temendo sua morte, os oficiais britânicos o colocaram na prisão.

A 2ª Guerra Mundial

"Se é valente, como é, morrer, a um homem que luta contra preconceitos, é ainda valente se recusar brigar e ainda recusar se render ao usurpador".

Mesmo com a iminência da guerra, Gandhi se mantém firme às convicções do pacifismo. Mostrou como a Etiópia poderia ter usado a não violência contra Mussolini, recomendando aos chineses e tchecos.

Em 1938 incitou os judeus a defender seus direitos e aderirem à não violência. O mesmo aos britânicos para combater Hitler.

Mesmo Gandhi sendo mantido livre, outros 23 mil hindus foram presos.

Em 1942 foi aos japoneses oferecer métodos não violentos de combate à guerra, continuando a revolução não violenta na Índia, quando foi preso, em 9 de Agosto, junto a outros líderes, por 2 anos.

Fizeram outro jejum, mas apenas Gandhi sobreviveu.

Com o fim da guerra ele reafirmou a necessidade da igualdade, liberdade e paz entre todas as nações.

O Último Jejum

Em 1948, no dia 13 de Janeiro, Gandhi iniciou um jejum contra a violência e brigas entre hindus e paquistaneses. No dia 20 uma bomba foi lançada em sua direção, ninguém se feriu.

No dia 30 de Janeiro do mesmo ano, Nathuram Godse, um radical hindu que dizia que Gandhi enfraquecia o novo governo quando insistia que dívidas fossem pagas ao Paquistão, o assassinou a tiros.

Godse foi preso e condenado à força. Desrespeitando o último desejo de Gandhi que era a não punição de seu assassino.

O corpo de Gandhi foi cremado e suas cinzas lançadas ao rio Ganges.

"violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade"